quinta-feira, dezembro 04, 2008

Figura da Jornada


Pedro Araújo - Treinador do Andorinha

Dois jogos decorridos, o campeão já vai isolado na frente do campeonato. Perspectiva-se um passeio para o Andorinha neste campeonato?


Para já o primeiro lugar não vale de muito. Estão disputadas apenas duas jornadas e por isso mesmo estar em primeiro é como estar a ganhar um jogo com apenas dez minutos realizados. Tem pouco significado. O que tem mais significado para nós é o facto de termos conseguido superar adversários que na época passada nos tiraram pontos. No Porto da Cruz não tínhamos conseguido vencer e vencemos. O 1º de Maio já não vencíamos há duas épocas e somámos os três pontos. Esta capacidade de superação é o que nos deixa verdadeiramente satisfeitos. 

O Andorinha tem sido muito forte, como bem o demonstra o 5-0 ao 1º de Maio. A concorrência nem por isso. Será que alguém vai ter argumentos para travar o campeão?

No Porto da Cruz vencemos bem mas tivemos dificuldades, no jogo diante do 1º de Maio, para chegarmos àquele resultado tivemos primeiro de mostrar uma grande capacidade de sofrimento, especialmente nos primeiros 20 minutos, período durante o qual fomos subjugados pelo nosso adversário. De qualquer forma, ter capacidade de sofrimento é um dos desafios que se colocam a qualquer uma das equipas deste campeonato, pois nenhuma delas, dado o equlíbrio existente, será capaz de controlar um jogo durante os 90 minutos. 

Depois de ganhar por 5-0 crescem sempre as expectativas em redor de uma equipa. Existe a consciência disso no Andorinha? 

O que eu tenho dito aos meus jogadores é que antes desta jornada havia um factor de motivação extra para os nossos adversários, que era o facto de defrontarem o campeão em título. Depois do jogo com o 1º de Maio passa a haver um outro motivo, que é estarmos na liderança e tendo ganho de forma expressiva como o fizemos nesta jornada. Ou seja, teremos os adversários ainda mais motivados, pelo que só há uma forma de contornar isso: tentando aliar a competência dos nossos jogadores ao seu espírito de sacrifício. 

O próximo adversário é o CDR Prazeres, que na época passada foi a vossa 'besta negra'. Estão a pensar na vingança? 

De modo nenhum. Mas temos a consciência que não ganhámos nenhum dos três jogos que fizemos com eles, e que foi esta a equipa que nos impôs a primeira derrota na época passada. Por isso mesmo temos de demonstrar a nossa capacidade de superação, pois só assim poderemos aspirar a ganhar.

0 comentários: